sábado, 16 de maio de 2015

Não vou me apegar a respostas prontas.




Nós, cristãos, perigamos sermos simplistas em nossas respostas. Quando somos confrontados pelo outro a respeito de nossas crenças, opiniões, visões de mundo, corremos o risco de recairmos em legalismos baratos, respostas pré-fabricadas, palavras de outros ditas por nossa boca. E a resposta embasada na Verdade? É suprimida pela visão religiosa, estreita.

Essa música aí em cima, que serve como trilha sonora pra esse texto, também tem servido como uma espécie de "hino" pra minha vida, tanto quanto "Seen and Not Heard" do Petra ("actions speak a little louder than words..."): Na letra, Daniela Araújo - não apenas "a esposa de Leonardo Gonçalves", como uma das melhores e mais completas artistas cristãs da atualidade, na minha humilde opinião - traz a tona justamente esse sentimento que habita em mim: o de sentir que está vivendo uma vida repleta de jargões ~gospels~ vazios e insuficientes, movida por uma religiosidade extremamente supérflua, arrogante e incongruente com a Palavra de Deus e que são invalidadas pelas minhas próprias ações. 

Chega o momento em que precisamos dizer "não dá mais". Não dá pra manter essa vida, achando que isso garante a nossa salvação e a nossa santificação. Do que adianta tantos discursos sobre o que é certo e errado e levar uma vida tão hipócrita e contradizente a esse mesmo discurso? Não é apenas sobre ações. Até porque, não são as obras que salvam (assim como a fé por si só não se garante ou vive, mas obrigatoriamente precisa implicar em uma vida prática em comunhão com o Eterno e que irradia sua Luz). 

É tudo sobre a Verdade. A nós nos é dado o direito de questionar, de se interrogar, de buscar saber. Não em homens - por mais bem instruídos que eles sejam -, mas na Palavra, a qual se completa, não depende de nós e de nossas interpretações convenientes e limitadas.

É tudo sobre o Amor. Porque, de adianta tanto conhecimento? Vomitado inutilmente sobre os demais, maculando a essência do Pai e quem Ele é em nossas vidas? "Do que adianta tanta sabedoria, se eu não tiver Amor"? (Outra frase que eu levo como mote em minha vida).

Então precisamos derrubar estes nossos muros. Nos despir de nossos preconceitos. De nossa idolatria. Do nosso eu. Menos de nós, mais Dele. Parar de apontar o dedo para o cisco do outro, enquanto ignoramos a trave no nosso olho.


Eu não posso mais me esquivar
Tenho as respostas bem na minha frente
Mas não vou brigar pela razão

Não preciso mais me preocupar
Com as diferenças que só nos separam
Se o que nos une é maior

Eu não vou me conformar
Vou perder o medo
Desvendar segredos que não são mistério algum


E Nele sermos Um, integrantes do corpo de Cristo. Sendo Luz, diferença para o Mundo. E transformando-o pela conhecimento da Verdade e pelo Amor que nos amou primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário