segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Tentando desvender Star Wars: The Force Awakens.








Então galera, falta cerca de um mês pra 17 de dezembro, a tão aguardada data em que a Força dominará novamente os cinemas. Pra quem não sabe, sou um fã incondicional de Star Wars desde criança, e como milhões de outras pessoas meu hype pro filme tá imenso. Especialmente porque a Disney e a Lucasfilm tão mandando ver com o marketing, apenas atiçando mais e mais nossa vontade.

Ontem rolou um novo TV spot (comercial) de Force Awakens, os quais vocês podem assistir aí em cima. Bom, nele deu pra notar algumas coisas muito interessantes, como o provável local aonde a Rey vê aquelas frotas da Primeira Ordem. Sei que muita gente quer o mínimo de divulgação possível sobre o filme pra evitar spoilers (eu incluso), mas paradoxalmente muitos querem o mínimo de informação, saber do que o filme vai falar de fato, saber aonde o Luke tá (eu também incluso). Então tava raciocinando de ontem pra hoje, e com base nos trailers, comerciais e imagens divulgadas até agora tô tentando formular em linhas gerais como vai se dar a história do filme, dentro de uma estrutura de três atos. Vai ser um texto longo e ainda ficará um bocado vago, mas vou falar mais embaixo porque isso é uma coisa boa:

Se você ainda não assistiu nenhum filme da série, ou não sabe nada sobre o novo, joga no Google, filhão! Não perca tempo. Não me importa se vai assistir na ordem 4-5-6-1-2-3 ou 1-2-3-4-5-6, é bom se inteirar, porque vou considerar que todo leitor deste texto vai ter o mínimo de noção do que trata a saga e de quem é quem no vindouro filme.

1º ATO

-Já sabemos que em algum ponto do filme o Poe Dameron vai ser capturado e torturado pelo Kylo Ren. Parece o tipo de cena pra se ver mais pra metade do filme, mas depois que saiu uma imagem do Finn e de um algemado e ensanguentado Poe, acho que está bem claro que essa captura do Poe vai se dar no começo do filme. Talvez comecemos com alguma batalha no espaço (pra manter a tradição da franquia de começar seus filmes com alguma sequência, mesmo que breve, aonde ele será capturado pelas forças da Primeira Ordem. E quem é um soldado da nova força do mal? Finn, que já sabemos que será um desertor. Mas por quê? Vi gente especulando que ele está desiludido com os planos de Kylo e dos líderes da Primeira Ordem, o que pode incluir uma nova Estrela da Morte (de novo?????? Espero realmente que não). Então, tanto quanto ele tenta escapar e desertar, podemos prever que ele ajudará o Poe a fugir. 



-O que eu acho que vai acontecer: Poe consegue fugir e voltar para a Resistência, mas Finn é abatido em Jakku. E aqui entra a nossa querida Rey, uma catadora que foi deixada pelos pais no planeta quando criança ainda (ai, são tantas teorias...). Nós já a vimos com BB-8, nosso mais novo robô do coração. Mas é perceptível que BB-8 não pertence a ela, então como se conheceram? De onde vem esse simpático robozinho-bola? 

(Até porque já vimos imagem do BB-8 com o Poe, no que podem ser partes mais tardias do filme. Será que ele pertence ao piloto? Se sim, estava no Destroyer junto com ele quando foi capturado? Como chegou em Jakku, com o Finn, talvez? Mas porque não o vimos juntos, nas cenas em que Finn caminha pelo deserto? tantas indagações...)

A treta tá louca aqui.


-Vimos imagens de Kylo, a Capitã Phasma e Stormtroopers incendiando uma vila, promovendo um massacre talvez. Será Jakku? Pareceu ser um local no deserto (mesmo sendo de noite), então creio que sim. Estarão atrás do Finn? Muita mobilização por um desertor, acho. Mas de qualquer forma, é importante notar que o local aonde o ex-stormtrooper e a Rey estão é violentamente atacado. e eles são forçados a fugir em polvorosa. Parece o fim...

... Até que nossos queridos Han Solo, Chewbacca e a grande Millenium Falcom dão as caras e salvam o dia!

"Chewie, we're home."

(suor masculino escorre dos meus olhos)

-Percebam que é só dentro da Millenium que Rey e Finn se apresentam. Ou seja, o ataque ao vilarejo de antes é realmente bastante súbito. E aqui encerra o segundo ato.


2º ATO

-Essa parte, assim como a terceira, é mais nebulosa e vaga, mas tentei encaixar algumas peças aqui e ali. Primeiramente, vamos considerar o fato de que Han confirma a existência dos jedis e dos sith pros jovens protagonistas, e os leva para o que parece ser a fortaleza de Maz Kanata, uma pirata. 

Só gente boa aqui.


-Essa deve ser uma parte com muitas revelações, familiares até ("i know your eyes", diz Kanata a alguém no primeiro comercial - teorias de parentescos sendo confirmadas?). Mas como disse no começo desse texto, uma batalha acontecerá aqui, o que é evidente pela cena em que a Rey corre e vê o que parece ser o palácio dos piratas sendo atacados pelas forças da Primeira Ordem. E enquanto ela é encurralada por Kylo Ren e seu sabre-cruz, vemos Finn, Han e um ferido Chewie presos por Stormtroopers em meio a ruínas (tudo indica que se trata do mesmo local).

-Felizmente a salvação vem, e creio que seja Poe retribuindo o favor, atacando os Stormtroopers com X-Wings e garantindo a libertação dos personagens. Como ele chegou lá? Bem, nós o vimos numa sala de guerra com Almirante Akhbar, C-3PO (e seu intrigante braço vermelho) e Princ... não, GENERAL Leia. Han deve ter mandado um sinal ou algo assim, possibilitando o resgate. As cenas do Poe e Finn em meio à mobilização das tropas da Resistência e de Leia chorando nos braços de Han (por que ela tá chorando? Já fico preocupado) parecem se dar num mesmo planeta também. Ou será uma lua? Yavin 4 continua a ser uma base? É bem provável. 

Não chores, minha general.



-Agora... onde está a Rey? Terá sido ela capturada pelo Kylo na floresta? Seria um bom lance pro...

3º ATO

-Nós vimos na trilogia original sempre a mesma história: o Império atacando a Aliança Rebelde. Quando esta atacou primeiro, foi uma armadilha (Retorno de Jedi). Não dessa vez, pessoal. Vimos nos trailers e comerciais cenas de uma grande batalha num planeta nevado - ou seria a tal Starkiller que vimos no cartaz oficial do filme, uma super-arma tão gigantesca que poderia se passar por um planeta (isso sem contar que pela descrição dela, é capaz de destruir SISTEMAS)? Enfim, juntei os pontos e considerei que essa batalha pode ser o grande clímax do filme, bem como o local onde Kylo enfrenta Finn - e ganha, a julgar pela Rey chorando sobre um corpo (que creio ser de um ferido, mas não morto, Finn). Teremos uma reviravolta? Rey pode vingar o amigo caído e derrotar Kylo?

Kylo sem a máscara (pronto, podem parar de dizer que ele é o Luke, caramba!) na paisagem nevada aonde chuto que o clímax do filme vai se passar...

... E prestes a desafiar os mocinhos.


Mas ainda tudo é muito incerto. Como disse, no geral são chutes meus, chutes baseados no que já tivemos de divulgado até agora. E ao contrário de filmes como Era de Ultron e Terminator: Genysis, não tivemos spoilers escancarados até agora. Prova disso é o terceiro trailer, que botou a internet de cabeça pra baixo sem nos dar nada, repito NADA, da história do filme. E mesmo que esses TV spots estejam entregando um "pouquinho mais", ainda não tá nada no nível de spoiler chocante. Pontos pra JJ Abrams, pro elenco, pra Disney e pra Lucasfilm por isso então.

Portanto, aqui ficam as minhas indagações e a de muitos:

-WHERE'S LUKE???????????? O protagonista da trilogia original está sendo mantido no mais absoluto sigilo, e estamos todos loucos querendo saber o que ele tá fazendo. Se isolou a la Yoda? Fará as vezes de velho sábio como Obi-Wan? Sucumbiu ao lado negro (sim, NEGRO, não SOMBRIO) da Força? Ou aprendeu a manejá-la de uma forma que nenhum Jedi ou Sith tinha conseguido? Do Mark Hamill só temos um vislumbre dele tocando o R2-D2 com sua mão robótica (quer dizer, isso se realmente for ele, né) e uma foto que lembrou DEMAIS o Obi-Wan. De resto, tá sumido. Nem no pôster oficial do filme ele deu as caras. E já que o Abrams falou que essa falta de enfoque nele não é coincidência, só posso torcer pra que grandes planos lhe estejam sendo destinados.

-Teremos laços familiares ocultos? Finn ou Rey são filhos de alguém do elenco original? Não creio muito que Rey seja filha de Han com Leia, a julgar pelo pouco que vimos da interação deles no trailer ("It's all true"), mas quem sabe, né? A frase de Maz que mencionei antes não deixa dúvidas de que alguém é pai ou mãe de alguém nessa joça. Felizmente não está nada tão óbvio assim, e a multiplicidade de teorias na internet confirma isso. A melhor ainda é a de que tudo é um complô do Jar Jar Binks.

-Kylo Ren será um novo Darth Vader? No início eu tava receoso pela repetição de "tropos" neste filme, mas não há como negar: o vilão deixou uma marca memorável ao longo desses últimos meses e parece ser bastante ameaçador (Que não seja uma decepção como Ultron ou Franz Oberhauser, amém). Mas ainda estamos diante de um enigma: quem é ele? Por que tamanha obsessão com o legado do Império? Terá ele algum parentesco com algum dos personagens da trilogia original? 

-Já que estamos falando de Primeira Ordem e seus vilões, gostaria muito de saber como o General Hux se encaixa na história. Não nos foi dado muito dele até agora, mas tô chutando que vai ser algo no estilo Moff Tarkin em Uma Nova Esperança. Ah, e não vamos nos esquecer da Capitã Phasma, a Stormtrooper mais badass que já vimos (e que promete não errar nenhum tiro).

-Acima de todos eles, existe o Supremo Líder Snoke. Quem é ele? Até do Luke já tivemos vislumbre e desse cara nada. Novamente usando a lógica dos "tropos", ele poderia representar pra essa nova trilogia o que o Imperador representou pra antiga. Mas honestamente, tô torcendo pro Abrams subverter esses lugares-comuns. 

-Han e Leia ainda estão juntos? Por favor, sim. Eles são um dos meus casais favoritos.

-Alguém do elenco original vai morrer? Já vimos Chewie ferido e muita gente especulando que fosse o corpo dele aquele sobre o qual a Rey estava chorando (algo já praticamente desmentido, como já falei), enquanto outros falam que Kylo matará Han. Por favor, não. Não sei se eu aguentaria (esse pirata canalha é o meu personagem favorito da saga).

-E um monte de outras coisas. Mas vou parar por aqui, o post tá gigantesco!

Enfim, é isso. Vejam essa análise mais como uma compilação de ideias, muitas minhas, outras baseadas no que vi por aí nas redes socias e em sites SE ESTÁ NA INTERNET É VERDADE. Uma coisa é certa: a ansiedade é alta pra esse filme, e pelo histórico cinemático do Abrams e pelo comprometimento de toda a equipe as chances de nos decepcionarmos são mínimas (a não ser que suas expectativas sejam estratoféricas). Dia 17/12, espero estar lá com minha irmã, exultando de felicidade quando os primeiros acordes do tema icônico de John Williams começarem a tocar e os letreiros gigantes forem subindo! Até lá, que a Força esteja conosco!

EDIT.: Saiu um novo teaser focado no Finn, e logo no começo parece ser ele o Stormtrooper assustado durante o ataque noturno a uma vila. Então, retificando o que falei ali em cima, deve se supor que esse ataque à vila deve se passar antes da deserção do Finn, e portanto não está necessariamente ligado a uma procura por ele por ter desertado.



Um comentário:

  1. Ultron não foi uma decepção pô, só mal compreendido ahusashasu.
    Brincadeiras a parte, ótimo texto Vinícius, espero que o Kylo realmente não seja um novo Darth Vader, e que haja uma ameaça bem maior e mais ameaçadora do que ele no fim das contas, e Disney por favor sem nova Estrela do Morte.

    ResponderExcluir