segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Eu sou a Suíça.

Ah, a internet... local de intolerância. Onde você perde a cabeça e luta pelos seus direitos, mas não dá a mínima pro direito do outro. Onde uns são moralistas, outros são "zueros", e todos são suscetíveis de se envolver em discussões e brigas desnecessárias. É simplesmente absurda e incrível, essa tal da internet. Neste macro universo que ela é, a coisa mais fácil do mundo é tretar.

Tretar, que merda é essa? Basicamente o ato de discutir, ofender, brigar com outra(s) pessoa(s) pelos mais inúmeros motivos, que vão desde sérios (especialmente religião/direitos humanos - fale alguma coisa, qualquer coisa, e você pode provocar alguma guerra) até os mais bestas possíveis ("ai meu Deus, Creosvaldo da Silva não foi escolhido pro papel principal do filme 'O Ataque dos Esquilos Assassinos'? Isso é inaceitável!"). Dá pra contar nos dedos motivos que não geram discussão na internet... ou melhor, acho que não há nenhum. Até porque pro assunto mais banal e desconhecido existe divergências de opiniões.

Tretas são resultado exatamente disso: a divergência de opiniões. E acima de tudo, da incapacidade notória do ser humano de saber ao menos tolerar o ponto de vista alheio. Perdoem meu ligeiro pessimismo, mas o dia em que todos saberemos respeitar o próximo e parar de nos considerar superiores ao outro jamais chegará. É intrínseco ao ser humano, essa capacidade desgraçada de sair por aí julgando, discriminando e odiando. Não passa. Acaba quando o mundo acabar.

Eu sempre odiei tretas. Faz parte de mim esse espírito meio pacifista, de não querer ver as pessoas brigando e discutindo por inutilidades ou pelos assuntos que for. Lembro-me de minha sala dividida no ano passado, grupinhos uns contra os outros. E lá estava eu, em cima do muro, vendo-os se digladiarem, analisando suas posturas e seus argumentos. No fim das contas você vê que ninguém é melhor do que ninguém. Assim tem sido ao longo desses últimos anos, onde este lado "neutro" passou a florescer em mim. Não raramente sou amigo de duas pessoas que se odeiam. Por que se odeiam, eu não sei dizer. Apenas quero manter minhas amizades com elas.

O lado bom dessa neutralidade é justamente esse: analisar os dois lados da situação. Seja o caso de você apresentar uma terceira opinião, ou de ser apenas um "espectador". Como uma vez me foi dito, eu sou a Suíça. Nunca me envolvo com disputa nenhuma, mesmo que esteja perto do furacão. E quer saber de uma coisa? Eu me orgulho disso. 

Não quer dizer que já tenha perdido a cabeça algumas vezes - afinal, sou um ser falho e passível de errar -, mas geralmente tendo a ignorar quaisquer possibilidades de tretar com alguém, e estas certamente não são raras. Dá muita vontade de mandar a pessoa ir tomar naquele terceiro olho, mas se você está perto de fazer isso tente manter a calma. Tente, pelo menos. Não posso falar por todos, afinal de contas cada um tem sua personalidade e seu jeito de se portar diante dessas situações, mas será mesmo que todo mundo é esquentadinho e se lança ao pescoço um do outro em fúria tão facilmente? Gente, por favor. Vamos reavaliar nossas posturas, seja na internet ou na vida real. tem muita gente por aí precisando crescer, amadurecer e parar de ser desse jeito. Da minha parte eu continuarei exibindo um caráter neutro e conciliatório, agindo pela diferença até que chegue o dia em que isso não seja mais uma diferença, e sim o referencial, o normal. Por Deus, que meu pessimismo esteja errado e esse dia seja possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário