domingo, 8 de setembro de 2013

Ismos, pt. 2.

Fim de semana. Família em peso aqui em casa, dediquei minha atenção a eles. Ok, agora que você sabe porque não postei nada ontem, vamos ao assunto do dia:

Ate/Comod

No post passado falei de machismo e feminismo, minhas interpretações pessoais acerca do assunto. Como falei lá são muitos "ismos" em voga nos dias de hoje, então só uma postagem não seria suficiente. E nesta aqui, bom, há um monte de dose pessoal envolvida nela.

Vai um Toddynho?

"Atheist is the new normal". Ou melhor, é a nova modinha. Antes de tudo, quero dizer que busco ter absoluto respeito por ateus, principalmente com os que têm respeito pelas religiões e crenças alheias. Conheço muito cara ateu/agnóstico por aí que é super gente boa, com quem dá gosto conversar com os mais diversos assuntos. Todos temos total liberdade de escolher no que crer e no que não crer. 

O problema não estão nessas pessoas que acabei de citar. Está naquele "ateu de facebook", que quer pagar de diferente e começa a ridicularizar as fés dos outros com termos como "crentelhos" e outros no mesmo nível. É claro, suas vidas se resumem aos extremos atos de intolerância e desrespeito na internet - e que não passam da internet. Não possuem argumentos para seu ateísmo, apenas sabem que são ateus. Bom, para estes indivíduos só deixo a seguinte pergunta:

Filho, tua mãe sabe que você paga de ateu no facebook?

Essas criaturas (estou usando as palavras menos ofensivas aqui, por uma questão de coerência com minha postura respeitosa) defendem a ideia de um Estado Laico quando não sabem nem o que o termo significa. Que o Brasil não é um país realmente laico, isso todos nós sabemos, mas ficar de mimimi porque na cédula está escrito "Deus seja louvado"? Pera aí, gente. Eu não estou vendo umbandistas, espíritas, budistas, muçulmanos e professantes de outras religiões reclamarem sobre isso (se se importam com a presença da frase e se sentem incomodados por ela é uma coisa que não posso dizer por eles). De qualquer forma, acho que dá pra entender o que estou dizendo. Ateu de facebook é uma criatura tão chata que nem outros ateus o suportam. E o que mais me irrita é a total depravação que fazem da Palavra, distorcendo-a até o ponto onde justifique sua intolerância. Claro, porque Hitler era católico né...

Conheça o que você critica. É muito fácil apontar as incongruências da Bíblia quando você nunca tocou numa e só sabe o que os outros "sabem". É a mesma lógica de eu aparecer aqui e xingar o Alcorão sendo que nunca li. É irracional da minha parte, e já que tantos ateus prezam tanto pela racionalidade podiam muito bem acatar o que estou sugerindo aqui. Um desafio, é o que proponho.

SSS-Salvo, sentado e satisfeito

Sabe o que eu falei sobre o cara ser ateu quando nem sabe por que é? Pegue essa lógica e aplique aos cristãos.

Se alguém chegar pra você e perguntar "por que você é cristão?" e você não souber responder, sugiro que reavalie TODA a sua vida. Não sabe por que professa uma fé? Não encontrou uma resposta? Está com sérios problemas, meu amigo. Reconsidere seus pontos de vista, vá atrás de uma resposta - uma resposta convincente, por favor.

A grande questão é que muitos têm ido a igreja, tem afirmado serem cristãos, tem alardeado por aí uma determinada postura de fé, mas... suas vidas encontram-se em total desacordo coma  crença que professam. Já tratei do assunto da hipocrisia em "Nós, Sepulcros Caiados" e "Deus Fala?", então não vou perpetuar neste assunto como se fosse a única coisa que tivesse a dizer, mas o motivo pelo qual estou falando novamente é porque o comodismo virou uma praga entre os cristãos. Julgando já ter obtido a sua "salvação", eles não apenas deixam de fazer o "ide" de Cristo, como também deixam de se aprofundar na leitura da Palavra, no sentido de mais conhecimento. A Bíblia não é um livro pra ser lido superficialmente e apenas uma vez. E isso é uma coisa que tanto cristãos quanto ateus têm de entender.

Conclusão e pensamentos finais

Eu não disse nada que já não tenha sido dito por outras pessoas, então sim, minhas palavras podem soar bastante clichês. Mas de qualquer forma é algo que preciso ser esclarecido, porque é uma situação insuportável, esta do desrespeito à fé alheia e a não-fé alheia. Em certos casos tenho vontade de eu mesmo confrontar outro cristão pra saber quais as justificativas dele para ser um cristão. São os imaturos que o autor de Hebreus trata em sua epístola, ao qual o apóstolo Pedro deseja: "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo" (I Pedro 2.2). Aos ateus de facebook a Bíblia não diz nada, mas eu tenho algo a dizer: "Desejai afetuosamente, como meninos racionalmente nascidos, o toddynho, não falsificado, para que por ele vades crescendo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário